Blog Express


As novidades que você precisa saber em primeira mão!

DIFERENÇAS ENTRE CLÍNICAS PARTICULARES E PNI

Publicado em 31/05/2017 - 17:16 - Vacina Express

Existem muitas diferenças entre clinicas particulares de imunização e o programa ofertado pelo governo. Muito além de estrutura física, qualidade no atendimento e cuidado humanizado com o cliente, as vacinas também se diferenciam. Exemplos disso são as vacinas contra dengue e herpes zoster que não estão disponíveis pelo PNI.

 

Veja abaixo as vacinas ofertadas por clínicas particulares versus o Programa nacional de Imunização:

 

Vacinas combinadas:

Clínicas particulares:

·         Hexavalente = DTPa + Hib + VIP + Hepatite B

·         Pentavalente = DTPa + Hib + VIP

PNI:

·         Pentavalente = DTP + Hib + Hepatite B

Hepatite B:

As vacinas são as mesmas. O que pode mudar é a quantidade final de doses tomadas pela criança, o que não tem problema desde que ela receba, no mínimo, 3 doses.

Tríplice bacteriana

A diferença é no componente de coqueluche da vacina. A vacina oferecida pelo PNI é a DTP, de célula inteira. A disponível em clínicas particulares é a DTPa, que é acelular. A vacina de célula inteira tem um risco consideravelmente maior de reações adversas, inclusive reações graves. Por isso, recomenda-se, preferencialmente, a administração da vacina acelular, principalmente nas 3 primeiras doses (2, 4 e 6 meses).

Haemophilus influenzae b (Hib):

Recomenda-se um reforço entre 15-18 meses, não disponibilizado pelo PNI, mas disponível nas clínicas particulares.

Poliomielite:

Existe a vacina oral (VOP), que é uma vacina viva atenuada, e a vacina injetável (VIP), que é uma vacina inativada. A oral apresenta uma chance, ainda que pequena, de desenvolvimento de doença pós vacinal, sendo que esse risco diminui a cada dose. Nas clínicas particulares, todas as doses são feitas com a VIP, com complementação com a VOP nas campanhas nacionais de vacinação. No PNI, as 3 primeiras doses são feitas com a VIP, e posteriormente os reforços são feitos com a VOP, também com complementação nas campanhas.

Rotavírus:

A vacina disponível nas clínicas particulares é a pentavalente, que oferece proteção contra 5 sorotipos do vírus, no total de 3 doses. A ofertada pelo PNI é a monovalente, que oferece proteção contra o principal sorotipo causador de doença no nosso meio, e proteção cruzada contra os outros sorotipos, com esquema de 2 doses. Crianças que iniciaram a vacinação com uma determinada vacina devem idealmente terminar o esquema vacinal com o mesmo produto. Mas, na falta dele, a vacinação não deve ser interrompida e a vacina que estiver disponível deverá ser administrada. Caso uma das doses tenha sido da vacina pentavalente, o total de três doses deverá ser realizado.

Pneumocócicas:

O PNI oferece a Pneumo10, que protege contra 10 sorotipos de pneumococos. Em clínicas particulares, a vacina encontrada é a Pneumo13, com proteção de 3 importantes sorotipos a mais. Recentemente, o PNI parou de disponibilizar a 3ª dose aos 6 meses, mas essa dose ainda é recomendada por especialistas. Para idosos, oferece apenas aos institucionalizados.

Meningocócias:

A única vacina ofertada pelo PNI é a Meningo C. Em clínicas particulares, encontra-se a Meningo C, a Meningo ACWY e a Meningo B. Em nosso meio, o sorotipo C ainda é o mais prevalente. Porém, os outros sorotipos, especialmente o B, mas também o W, cresceram em importância após a implementação da vacinação contra o sorotipo C. O sorotipo B tem particular importância em menores de 2 anos. O PNI não disponibiliza o reforço de 5-6 anos, e nem oferece a vacina para adultos e idoso. Para adolescentes entre 12 e 13 anos não vacinados, oferece apenas uma única dose, sem o reforço após 5 anos.

Influenza:

O PNI oferece a vacina apenas para menores de 5 anos e grupos de risco, e só a trivalente. Nas clínicas particulares, encontra-se a vacina trivalente e a quadrivalente.

Tríplice viral:

O recomendado são duas doses acima dos 12 meses de idade. O PNI oferece a segunda dose apenas até os 29 anos. Para adultos de 30 a 59 anos, oferece apenas uma dose.

Varicela:

O recomendado para uma proteção duradoura são 2 doses, a partir dos 12 meses. O PNI oferece apenas uma dose, entre 15 meses e 4 anos, e não disponibiliza para adolescentes, adultos ou idosos.

HPV:

Existem duas vacinas – a vacina bivalente protege contra os tipos 16 e 18 (oncogênicos) e é licenciada apenas para meninas a partir dos 9 anos. A vacina quadrivalente protege contra os tipos 6 e 11 (causadores de condiloma), e 16 e 18 (oncogênicos) e é licenciada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos, e meninos e homens de 9 a 26 anos. As duas estão disponíveis em clínicas particulares, e o recomendado são 3 doses. O PNI oferece a quadrivalente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 12 e 13 anos, com esquema de 2 doses.

A picadinha é certa,
você só precisa escolher qual!

Como funciona o Vacina Express?

Passo 1

Passo 1

Encontre a vacina que você deseja comprar, Achou? Então pronto!

Passo 2

Passo 2

Escolha uma data para efetuar a vacinação...

Passo 3

Passo 3

Aguarde só um poquinho enquanto confirmamos o pagamento...

Passo 4

Passo 4

Prontinho! Agora é só ir na clínica e tomar uma injeção de saúde!